A prevenção é sempre o melhor tratamento.

Nada pode substituir uma boa higienização. A escova desempenha bem o seu papel, para isso ela deve ser macia, cerdas arredondadas e cabeça pequena.

O fio dental tem seu papel fundamental de remover a placa bacteriana dentro do sulco gengival (gengiva), ele deve penetrar o sulco de maneira suave até que se encontre resistência. Para prevenir cárie, gengivite e mal hálito, você deve escovar os seus dentes após todas as refeições, ao acordar e a noite. E nunca esquecer de usar o fio dental (todos os dias).

13906943_1141491902561116_964789366652287641_n

Se passar fio dental é de extrema importância, o cuidado deve aumentar quando a pessoa utiliza aparelhos ortodônticos. Se não for feita a higiene da forma correta, a ocorrência de cáries e problemas bucais aumenta.

13901315_297482520604584_8466159741718943463_n

Veja 3 dicas para utilizar o fio dental com o aparelho ortodôntico.

1- Use a ferramenta certa

Deslizar o fio dental entre os dentes muito difícil, pois o fio do aparelho atrapalha. O passador de fio dental ortodôntico é uma ferramenta descartável e barata disponível em quase todas as drogarias. É indispensável na utilização do fio dental, pois permite que você puxe o fio através dos dentes, acima do fio e alcance a margem gengival.

2- Ajude as crianças menores a passar o fio

Não espere que crianças pequenas que usam aparelho tenham a habilidade necessária para passar o fio de maneira eficaz. Você provavelmente precisará ajudar seu filho a usar o fio dental. É melhor pedir que ele se ajoelhe ou que se sente em uma área bem iluminada, pois pode demorar um pouco. Se seu filho tiver problemas para ficar quieto, coloque-o sentado assistindo seu programa favorito ou que ele ouça uma música enquanto você ajuda ele.

3- Use fio com cera

Os fios sem cera enroscam com mais facilidade no aparelho e acabam arrebentando. Ao passar o fio com aparelho ortodôntico, é melhor utilizar fio com cera e um passador de fio, o qual deslizará entre os dentes com mais facilidade. Deslize suavemente o fio dental para cima e na margem gengival antes de remover o fio dental e o passador.

——————————————————————————————————————

As dicas da Dra são mara e as dicas simples do dia-a-dia nos ajudam bastante. Sou fã da minha Dra e indico ela pra toooodos vocês! Uma fofa, simpática e excelente profissional. Ela atende na,                                                                    Clinica Mayrink e Figueiredo

Rua: Tenente Virmondes, 190 – Centro, Uberlândia – MG

Telefone: (34) 3217-7066

 

A importância de usar diariamente fio dental. | Dra Vanessa Mayrink